Confira as escolas que vão receber R$ 25 mil com o edital “Escola Sem Racismo”
Iniciativa inédita no Espírito Santo selecionou 20 projetos de educação antirracista em escolas estaduais; recursos são de emenda parlamentar da deputada Camila Valadão (PSOL).
6 out 2025, 18:18 Tempo de leitura: 2 minutos, 6 segundos
O resultado do 1º edital “Escola Sem Racismo” já está disponível. Vinte escolas da rede estadual do Espírito Santo foram selecionadas e vão receber R$ 25 mil cada para desenvolver projetos de educação antirracista. Iniciativa da deputada Camila Valadão (PSOL), o edital foi lançado em agosto e recebeu 68 propostas vindas de 30 municípios diferentes.
Os critérios de avaliação destacaram a valorização da participação ativa dos estudantes, o impacto comunitário e a promoção de práticas pedagógicas que enfrentam o racismo no ambiente escolar.
“Foi uma missão difícil escolher, porque cada projeto trazia uma sensibilidade única. Foi inspirador ver o quanto educadores, estudantes e comunidades escolares estão comprometidos com a construção de uma educação verdadeiramente antirracista”, destacou a parlamentar.
As escolas contempladas incluem unidades de zonas rurais, assentamentos e até do sistema prisional, ampliando o alcance da iniciativa e reforçando a valorização da cultura afro-brasileira, o protagonismo estudantil e a diversidade em diferentes territórios capixabas.
“A expectativa é grande para o início da etapa de produção e implementação das propostas nas escolas selecionadas. As escolas receberão o apoio necessário para colocar as ideias em prática, fortalecendo o protagonismo estudantil e a transformação dentro da comunidade escolar.”, completou a deputada.
A apresentação dos projetos selecionados será realizada em uma cerimônia no próximo dia 28 de novembro. As escolas terão até outubro de 2026 para concluir a execução das propostas. Confira o resultado preliminar abaixo. No dia 14 de outubro, será publicado o resultado final do Edital.
Confira o RESULTADO PARCIAL dos projetos contemplados:
Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Caieiras Velhas – Aracruz
EEEFM Misael Pinto Netto – Aracruz
EEEFM Zacheu Moreira da Fraga – Cachoeiro de Itapemirim
EEEFM Rubens Rangel – Colatina
EEEM Doutor Silva Mello – Guarapari
EEEFM Eurico Salles – Itaguaçu
EEEFM Domingos José Martins – Marataízes
EEEFM Paulo Damião Tristão Purinha – Linhares
EEEFM Prof. Manoel Abreu (Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares – CDRL) – Linhares
EEEFM Job Pimentel – Mantenópolis
CEEFMTI Professor Elpídio Campos de Oliveira – Montanha
EEEFM Margem do Itauninhas – Pinheiros
EEEFM Wallace Castello Dutra – São Mateus
EEEFM Mestre Álvaro – Serra
EEEF Professora Maria Olinda de Oliveira Menezes – Serra
EEEFM Professora Adevalni Azevedo – Serra
EEEFM Nelson Mandela (Unidade Prisional Feminino) – Viana
EEEFM Terra Vermelha – Vila Velha
EEEFM Maria Ortiz – Vitória
EEEM Colégio Estadual do Espírito Santo – Vitória