Especialistas em educação e relações étnico-raciais compõem conferência da Jornada Antirracista da Ales
Evento desta sexta-feira reúne educadoras capixabas, apresentações culturais e painéis com as 20 escolas selecionadas no 1º Edital Escola Sem Racismo
25 nov 2025, 18:40 Tempo de leitura: 3 minutos, 7 segundos
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) será palco da 3ª Jornada Antirracista, nesta sexta-feira, o evento promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, presidida pela deputada Camila Valadão (PSOL), terá programação voltada à promoção da educação antirracista no estado. A conferência principal será conduzida por três especialistas em educação e relações étnico-raciais que vão debater o tema na mesa: “Educação Antirracista como política pública: da escola à sociedade”.
A professora e pesquisadora Débora Cristina de Araujo, doutora e mestra em Educação, atua na formação de educadores e coordena o grupo de estudos LitERÊtura, dedicado à diversidade étnico-racial e à literatura para as infâncias. Ela se junta à educadora Rosemary Coelho e à educadora infantil Sarita Faustino na mesa.
Sarita também faz parte do LitERÊtura, é integrante de núcleos acadêmicos dedicados à literatura, educação e cultura afro-brasileira e, também, é pesquisadora das infâncias e das relações étnico-raciais e contadora de histórias.
Completando o trio, Rosemary fecha a composição da mesa com sua experiência de 19 anos na rede pública de Vitória. A educadora é referência na construção de práticas pedagógicas antirracistas e restaurativas, com atuação na Comissão de Práticas Restaurativas da Secretaria Municipal de Educação de Vitória.
“Discutir educação antirracista é pensar no presente e no futuro, é afirmar que nossas escolas prezam ser espaços que acolham, protejam e valorizem todas as crianças. A nossa Jornada é um convite para refletir, aprender e agir coletivamente. Não há democracia plena sem enfrentar o racismo de forma estrutural”, desta Camila.
Além da conferência, a Jornada terá dois painéis com as 20 escolas selecionadas no 1º Edital Escola Sem Racismo, que irão apresentar os projetos que desenvolverão com os R$ 25 mil recebidos por meio de emendas parlamentar. As iniciativas envolvem práticas pedagógicas, ações culturais e atividades voltadas ao enfrentamento ao racismo no ambiente escolar.
“Essa edição da Jornada é ainda mais especial porque vamos celebrar o trabalho das escolas que se destacaram em nosso 1º Edital Escola Sem Racismo. Investir na educação antirracista é garantir que nossos jovens cresçam conscientes da importância do respeito e da diversidade”, destaca a deputada.
A programação da Jornada conta também com atrações culturais, entre elas o rapper Rogg Ricardo, morador do Morro do Romão e integrante do coletivo Ohana Favela. O artista compõe desde os 13 anos e levará ao evento músicas que dialogam com identidade, território e resistência.
“Nosso objetivo é ocupar a Assembleia com as vozes, saberes e expressões do povo negro, valorizando sua contribuição política, cultural, científica e social. A Jornada é um espaço de reflexão, celebração e resistência, reafirmando nosso compromisso com a educação antirracista e igualdade racial em nosso estado”, afirma Camila Valadão.
Encerrando a tarde, a Casa realiza a Sessão Solene Chico Prego, em homenagem a pessoas que se destacam na luta antirracista no Espírito Santo.
Promovida em celebração ao Novembro Negro, a Jornada reforça o compromisso da Comissão de Direitos Humanos da Ales com a valorização das pautas raciais e da educação como instrumento de transformação social. A programação é gratuita e aberta ao público, das 13 às 21 horas, na Assembleia Legislativa.
Serviço
III Jornada Antirracista da Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Data: 28 de novembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 13 às 21 horas.
Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Av. Américo Buaiz, 205, Enseada do Suá, Vitória.
Programação completa e inscrições: https://mla.bs/415e494d

